Aprendizado
Próximos Passos
Antes mesmo de iniciar os protótipos, realizamos uma dinâmica para definir nossas prioridades e atualizações futuras da Carteira. Veja algumas delas abaixo:
Resultados
Integração completa
0 tickets de suporte
Solução
Simplificamos alguns termos, como "Valor a pagar" e "Valor a receber", e facilitamos a consulta das cobranças, seja pelo nome ou pelos detalhes.
Removemos o fluxo de transferências manuais e o filtro por título. Também destacamos o provedor de cada transferência para as escolas.
Eliminamos conteúdos duplicados da Carteira e simplificamos a solicitação de edições de dados bancários, conectando a escola ao Atendimento.
Facilitamos a conciliação bancária das escolas nos relatórios da Carteira, removendo dados técnicos e duplicados.
Processo
Como poderíamos exibir as transações e transferências da Bemobi na Carteira? Quais melhorias de usabilidade eram necessárias? Os componentes, layouts e informações da Carteira estavam desatualizados? Essas e outras perguntas foram respondidas por meio de entrevistas com stakeholders, mapeamento da funcionalidade, análise heurística e estudos de provedores de pagamento. Confira as principais descobertas a seguir:
Com o Pagar.me, as transferências eram manuais, feitas pela escola via plataforma. Na Bemobi e na Zoop, elas são automáticas, mas o fluxo de transferência manual ainda existia na Carteira, sem necessidade.
Haviam alguns componentes desnecessários e informações repetidas acima das listas de Extrato e Transferências, especialmente dados sobre a Carteira da escola, presentes também na aba Dados Bancários.
Esses termos precisavam de ajustes, visto que o Saldo disponível passou a ser transferido automaticamente para a conta da escola. Além disso, não havia como filtrar esses dados, dificultando a análise.
Os relatórios exibiam campos irrelevantes para as escolas, como Legacy ID e Antecipação. Além disso, as taxas apareciam duplicadas em pagamentos parcelados, distorcendo o verdadeiro valor descontado.
As escolas enfrentavam dificuldades para comparar cobranças criadas e pagas. Antes elas usavam o relatório de Cobranças da Carteira, que foi removido durante a migração para a Zoop, prejudicando a análise.
Com o Pagar.me e Zoop, as escolas podiam editar seus dados bancários diretamente na Carteira. Já o sistema da Bemobi não permitia edições via plataforma. Elas deveriam ser solicitadas ao time de Atendimento.
A Carteira não recebia grandes atualizações desde sua criação. As páginas estavam fora dos padrões do design system, com componentes antigos e conteúdos desorganizados.
Desafios
As modificações na Carteira eram essenciais para a integração com a Bemobi, gerando um senso de urgência para o projeto.
As escolas poderiam receber pagamentos de dois provedores diferentes até que a integração com a Bemobi estivesse concluída.
Tivemos problemas de comunicação e transparência com as escolas na última migração de provedor, algo que não podia se repetir.
Metas
Maximizar o número de cobranças geradas (GMV) e pagas (TPV) via plataforma para aumentar a Receita.
Permitir que todas as escolas da base utilizem apenas o provedor financeiro da Bemobi.
Problema
A Carteira, funcionalidade usada para acompanhar movimentações e gerenciar informações financeiras, estava configurada para operações em Pagar.me e Zoop, mas não em Bemobi. Além disso, não recebia atualizações significativas desde sua criação e apresentava problemas de usabilidade.
9 meses (design e desenvolvimento).
Oportunidade
Em dezembro de 2023, a Agenda Edu foi adquirida pela Bemobi, uma empresa global de tecnologia especializada em pagamentos digitais. Com o provedor da Bemobi, a Agenda Edu pode oferecer taxas mais atrativas para as escolas, substituindo os serviços financeiros do Pagar.me e da Zoop. No SuperApp da Educação, o EduPay se tornou o módulo Pagamentos.
Objeções
Descobrimos que as principais objeções para a utilização das funcionalidades do EduPay eram:
Geralmente, escolas grandes (+1.000 alunos) usam um ERP para gestão financeira, mas nossa plataforma não integrava com os principais ERPs do mercado.
As taxas de serviço, combinadas com as taxas do provedor de pagamento, desmotivavam as grandes escolas a usar as funcionalidades do EduPay.
Contexto
Em outubro de 2023, nosso principal desafio com o EduPay, produto financeiro da Agenda Edu, era expandir o perfil de cliente ideal (ICP) para aumentar a receita. O produto não parecia atrativo para escolas grandes e redes de ensino. Para resolver isso, conduzimos pesquisas e entrevistas, buscando formas de facilitar a entrada dessas escolas em nossa base e impulsionar a receita.
Integração, Economia e Lucro: O Redesign da Carteira da Agenda
Atualizamos a Carteira e integramos 100% da base com um novo provedor de pagamentos, oferecendo taxas de serviço mais atrativas para as escolas e aumentando a receita da Agenda Edu.